segunda-feira, 5 de agosto de 2024

O Olhar de Frodo e a Pintura "O Anjo Caído"

No filme "O Retorno do Rei", a briga entre Sam e Frodo acontece devido à crescente influência corruptora do Anel sobre Frodo. Esta influência é exacerbada pelas manipulações de Gollum, que deseja recuperar o Anel para si e percebendo que Sam é um obstáculo, trama contra ele, fazendo parecer que Sam quer roubar o Anel. 
Cansado e enfraquecido pela jornada, Frodo cede à paranoia induzida pelo Anel e pelas mentiras de Gollum e lança esse olhar sobre Sam:
Este olhar é familiar, parecido com o da pintura "A Queda do Anjo Rebelde" (ou "O Anjo Caído"), pintada por Alexandre Cabanel em 1847, retrata um momento dramático na história do anjo Lúcifer, que foi expulso do Paraíso. O olhar do anjo na pintura é um dos elementos mais impactantes e expressivos da obra, é cheio de dor, frustração e ressentimento, refletindo a humilhação e a fúria de sua queda.
Há uma mistura de orgulho ferido e desespero em seus olhos, capturando o momento em que ele processa sua nova realidade como um ser banido e derrotado. A intensidade do olhar transmite a tragédia de sua condição, a perda do status celestial e o início de sua existência como um ser caído.

Veja a comparação dos dois olhares:

Isso também ocorre com Anakin (o Jedi caído).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Teologia da Prosperidade: Fé ou Mercantilização da Religião?

Nos últimos anos, a teologia da prosperidade tem ganhado espaço em igrejas neopentecostais, prometendo sucesso financeiro e saúde como recom...